sábado, 23 de julho de 2011

Alimentos que baixam o colesterol.

Bom, Pessoal, antes de citar tais alimentos, falarei um pouco sobre colesterol, dada a possibilidade de surgir alguma dúvia.
Colesterol é um tipo de gordura necessária ao bom funcionamento do organismo e produzida naturalmente pelo fígado. o colesterol é responsável pela produção de hormônios sexuais estrógeno e progesterona nas mulheres e a testosterona nos homens. Esses hormônios são responsáveis pelo desenvolvimento de traços físicos característicos de mulheres e homens adultos, além de também exercer influência na reprodução. Outros hormônios produzidos a partir do colesterol são o cortisol, que ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e a defender o corpo de infecções, e a aldosterona, importante para reter sal e água no organismo. O corpo ainda utiliza o colesterol para produzir uma quantidade significativa de vitamina D (responsável por ossos e dentes fortes). Além dessa produção do próprio organismo, existem alimentos tais como frituras, salgadinhos industrializados , gema de ovo, carnes vermelha, leite integral e derivados , que quando você come, a taxa de colesterol em seu sangue aumenta, porque o fígado transforma as gorduras saturadas em colesterol. Quando o nível de colesterol é excessivo, ele pode depositar-se nas paredes das artérias que alimentam o coração e o cérebro, chegando mesmo a entupi-las. A formação de um coágulo pode bloquear o fluxo sangüíneo e provocar um ataque cardíaco ou um derrame cerebral. A este colesterol chamamos de LDL (conhecido popularmente como colesterol ruim). Se uma artéria que leva o sangue para o coração ficar entupida, a pessoa poderá ter um ataque do coração. Se a artéria comprometida leva sangue para o cérebro, a pessoa poderá ter um derrame.
A fração do colesterol HDL,( bom colesterol) remove o colesterol da corrente sanguínea. Já os triglicerides tem papel essencialmente energético para uso imediato ou para armazenamento
Bom pessoal, a notícia boa é que existem alimentos que diminuem o LDL e elevam o HDL. Compreende?
Agora que você já sabe diferenciar LDL de HDL, e qual a função de cada um, vamos à lista?
Aveia- o mérito é das fibras presentes no cereal.
Soja- devido à proteína contida no grão, que auxilia na excreção de ácidos biliares.
Fitoesteróis - você encontra margarinas, iogurtes, leites enrriquecidos com a molécula vegetal, que tambem está presente na soja. Sua grande vantagem é diminuir o colesterol ingerido.
Cevada- A exemplo da aveia, aqui as fibras tambem se sobressaem. Aliás elas marcam presença em todos os grãos integrais: farelo de trigo, linnhaça, gergelim. Essa turma ainda fornece Vit B e selênio.
Peixes Gordos: Ex: sardinha, atum, arenque, cavala e salmão. Ricos em ômega 3 que ajuda o coração de duas maneiras: substitui as gorduras saturadas e aplaca os efeitos do mau colesterol.(cnsumir ao menos 2 vezes por semana).
Feijão: Ao consumir a leguminosa diariamente é possível reduzir os níveis de LDL em até 10%. Mais uma vez as fibras são responsáveis pelo efeito benéfico.
Oleaginosas: Castanhas, nozes e amêndoas são ricas em gorduras monoinsaturadas. Além de reduzir a gordura nociva, esse tipo de gordura é capaz de elevar o HDL (versão benéfica do bom colesterol). Outra fonte é o azeite de oliva e abacate.
Quiabo e Beringela: Ambos os vegetais possuem baixas calorias , fibras solúveis e substâncias antioxidantes.
Óleos Vegetais: De soja, milho ou girassol, eles são ricos em ômega-3, uma gordura poli0-insaturada, tambem capaz de reduzir o LDL colesterol.
Maçã, morango e frutas cítricas: Ricas em pectina, (fibra solúvel), contribui para a eliminação do colesterol ruim. São ricas em vitaminas e antioxidantes.( protetores das células)
Suplementos de Fibra: No Brasil estes produtos são mais recomendados para quem tem intestino preguiçoso. MAs nos EUA já são usados para deixar as artérias mais relaxada.
Espero que tenham gostado.
Bjão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário